E NA DINAMARCA, ALIMENTOS COM MAIS GORDURA PAGAM MAIS IMPOSTOS

Quanto mais gordura, mais arde no bolso...


É chamado de imposto do alimento não saudável. Instituído pelo legislativo da Dinamarca que aumenta taxas e tributos par: produtos ricos em gordura, como manteiga, leite, queijo, pizza, carne, óleo, azeite e alimentos processados. Todos eles terão carga maior de impostos na Dinamarca. 

A taxação extra será aplicada sempre que os alimentos apresentar um nível de gordura saturada acima de 2,3%. O nível de obesidade no país é inferior ao de outros países ricos, mas o governo acredita que é hora de agir. 

A medida está longe de ser unanimidade. Apesar de que em diversos países muitos deputados e senadores estão de alguma forma desenvolvendo leis neste sentido, muitas vezes requisitadas por médicos e nutricionistas, mas nem sempre conseguindo de fato efetivá-las. 

Além do problema natural e óbvio da obesidade, pesquisas já demonstraram como a gordura pode afetar o envelhecimento e até causar lesões cerebrais, além de diversas más funcionalidades do organismo. 

Por outro lado, muitos profissionais de setores multidisciplinares argumentam que a gordura não é o único vilão nesta história apesar de ser um componente forte. Os maus hábitos como falta de vida ao ar livre, sedentarismo e o stress da vida moderna também formam um conjunto de grande impacto e influência. 

Atenção a fatores que estão embutidos em alimentos processados, sal em excesso, açúcar e os carboidratos refinados, igualmente causadores de problemas sérios de saúde. 

Essa mudança de taxação tributária na Dinamarca sobre os alimentos menos saudáveis de certa forma quer criar um circulo virtuoso que recompense no bolso quem fabrica e consome alimentos que protegem sua saúde, pois assim também estará economizando muito para o Governo nos tratamentos e atendimentos em hospitais e clínicas públicas. 

Uma importante lição de casa que o Brasil com a maior cara de pau poderia simplesmente copiar...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO MODELO DE CERTIFICADO

PAPEL ALUMÍNIO - QUAL O LADO CORRETO DE USAR E OS RISCOS PARA A SAÚDE

PIADA DE NUTRICIONISTA