PAPEL ALUMÍNIO - QUAL O LADO CORRETO DE USAR E OS RISCOS PARA A SAÚDE

Hoje escutei em um programa de radio (Light News – Transamérica Light) uma curiosidade sobre o papel alumínio que é muito usado em cozinhas, tanto em casa como nos restaurantes. O que me inspirou a postar esse tema.

Você sabe qual o lado correto de usar o papel alumínio na cozinha? Em uma enquete feita por um site, cerca de 70% dos internautas responderam que deixam a parte fosca em contato com o alimento e o lado brilhante virado para fora (esta pesquisa ja tem 1 ano).

Clique para aumentar
O que Dizem:
O consultor gastronômico Luiz Spagnolli, afirmou ao site responsável pela pesquisa a que é a maneira errada de usar o material no preparo de alimentos.

Segundo ele o lado brilhante deve ficar do lado interno do cozimento, junto ao alimento por ser menos aderente, gruda menos na carne. Outra razão é por ser mais refletivo em relação às ondas de calor. Se ficar virado para o lado externo, o cozimento demorará mais, explica o chef.

A Polemica:
Pesquisando o tema me depara um uma polemica em relação ao uso de papel alumínio na cozinha estar ligada à possível relação do metal com o Mal de Alzheimer sitar.

"Essa discussão é muito antiga. Ainda há quem questione, e não há uma prova definitiva. Existem textos na literatura que afirmam que o consumo de alimentos contaminados com o alumínio ao longo da vida pode servir de gatilho para a doença em quem já tem predisposição genética", afirma André Felicio, neurologista e membro da ABN (Academia Brasileira de Neurologia).

O neurologista acredita que não tem como garantir que o alumínio não causará o problema ou trará outras consequências para a saúde de quem não tem predisposição genética, pois o acúmulo de metais pesados é prejudicial e conta com o auxílio de outros fatores de risco, como o envelhecimento. “Ficar mais velho é um processo pelo qual todos nós passamos, não há como evitar. Nesses casos, o alumínio também pode servir de gatilho para o Alzheimer", explica o médico.


E Agora! Como Usar o Papel Aluminio?
Eu como Nutricionista tenho uma visão de um perigo ainda mais comum que é o de contaminação alimentar quando é usado a parte de fora do rolo, pois essa é a área de maior contato com o mundo externo (quanto este cai no cão, passa de mão em mão, fica guardado em locais que recebe poeira ou gordura...). Essa parte que na maioria das vezes esta suja pode contaminar o alimento em questão, a situação fica muito pior no caso de uma preparação que já esteja pronta e receber essa embalagem, como um sanduíche por exemplo, uma vez que este não será submetido a alta temperatura.

Quanto a polemica do contato do metal com a comida, e a aderência do metal ao alimento, é possível minimizar esse risco usando celofane e se necessário completar com o papel alumínio, um exemplo prático é no momento de assar uma carne.


Ta e Afinal de Contas, Qual é o Melhor Lado?
O fabricante informa que o lado não faz diferença quando a manutenção do calor. E um dos lados fica fosco por enrolar de duas bobinas por vez.
Mas vale a penas levar em conta as dicas do Neurologista e do Nutricionista.


Fote: O neurologista André Felicio, falou ao BOL Noticias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO MODELO DE CERTIFICADO

PIADA DE NUTRICIONISTA