CHÁS PODEM FORTALECER OS OSSOS

Muita gente sabe que o leite é um dos melhores amigos dos ossos, pela quantidade de cálcio que carrega, os chás, grandes aliados da hidratação, calmantes naturais e suas propriedades digestivas.

Estudo realizado recentemente pelo Hospital da Universidade Nacional Cheng Kung, em Taiwan, e publicado na Archives of Internal Medicine, homens e mulheres que bebem chá há muito tempo apresentaram ossos mais densos em três pontos do esqueleto, independentemente do tipo ou quantidade de chá consumido a cada dia.
O estudo mostra que quem bebe chá regularmente por pelo menos dez anos teve sua densidade mineral óssea aumentada em até 5%. Foi entrevistado mais de mil homens e mulheres, com idade igual ou superior a 30 anos, sobre os hábitos de consumo de chá.





Em outra etapa, os pesquisados foram divididos em quatro grupos e questionados sobre hábitos de exercícios e fumo, uso de suplemento de cálcio e consumo de café, leite e álcool. Os pesquisadores mediram a densidade óssea em três pontos do esqueleto.
Foi apresentado que as pessoas que tomavam chá há muito tempo, e aquelas que disseram consumir a bebida uma vez por semana, tinham ossos mais fortes em todos os locais medidos, comparando à pessoas que não tinham esse mesmo hábito de tomar chá.
Quase 50% dos entrevistados relataram beber chá diariamente há pelo menos dez anos. Os que bebiam chá preto, oolong[1] ou verde por seis a dez anos tiveram maior densidade óssea registrada na espinha lombar.
Acreditam-se que substâncias presentes no chá, como fluoreto, fitoestrogênios e um grupo de antioxidantes, como os flavonoides, podem atuar em conjunto e proteger os ossos.
No entanto, ainda é necessário de mais pesquisas para que se possa determinar os efeitos protetores do chá, e talvez um limite máximo, após o qual o chá deixa de ser benéfico.


[1] Refere-se aos “semi-fermentados” e é principalmente produzido na China e em Taiwan.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO MODELO DE CERTIFICADO

PAPEL ALUMÍNIO - QUAL O LADO CORRETO DE USAR E OS RISCOS PARA A SAÚDE

PIADA DE NUTRICIONISTA