ESPECIAL F1


PARA ENCARAR O GP DO BRASIL DE F1
A palavra NUTRIÇÃO defini-se por “um processo biológico através do qual os organismos assimilam alimentos ou nutrientes para a realização das suas funções vitais, tais como o crescimento, desenvolvimento e reprodução”.
No caso da F1 esse processo assimila alimentos e nutrientes para possibilitar o espectador que esta em Interlagos a passar uma estadia na fila e a outra dentro do autódromo sob as diversas possibilidades de intempéries climáticos.





Exposição ao sol e ou chuva
Nosso torcedor ficará exposto ao sol, praticamente, desde a hora de seu aparecimento até a hora que se põe. A exposição ao sol, embora traga benefícios como auxiliar na absorção da vitamina E, e fixar o cálcio no organismo, apresenta sérias implicações para a saúde quando em excesso, do envelhecimento precoce, desidratação ao câncer de pele, o sol sai da posição de aliado para a de vilão.
A exposição ao vento e a chuva também pode acarretar em prejuízo a saúde.
Recomendações: Ingerir líquidos frios (pois são absorvidos mais rapidamente), independente da sede: mínimo de 2L, através de água, sucos diluídos (1 copo de água para cada copo de suco) ou isotônicos entre 16 e 20º C. (nesse dia os 2L pode ser pouco, não se atenha ao mínimo).
Prefira alimentos fonte de vitamina C (mandioca, caju, salsa, alfafa, manga, pimenta vermelha, fruta do conde, bertalha, couve, mamão, goiaba, inhame, brócolis, abóbora, taioba, morango, rabanete, acerola, kiwi e frutas cítricas.

Muitas horas sem comer
Não tem jeito, o torcedor acaba ficando muitas horas sem se alimentar dentro do autódromo e o organismo começa a buscar energia em uma fonte de mais fácil e rápido acesso, ou seja, da musculatura do corpo. Também pode causar fraqueza, queda de pressão, desanimo, dor de estomago.
Recomendações: Ingerir alimentos que são fontes de fibras (farelo de trigo cru, gérmen de trigo, farinha de centeio, pipoca, trigo para quibe, farinha de aveia crua e cozida, farinha de mandioca crua, jiló cozido, lentilha, farelo de aveia cru ou cozido, milho verde cozido, feijão preto cozido, abacate, abacaxi, acerola, agrião, alface, alho, almeirão, ameixa, avelã, banana da terra / maça / prata, batata, berinjela, beterraba cozida, caqui, cará, cebola, cenoura cozida, figo, fruta do conde, inhame, jabuticaba, jaca, jambo, kiwi, laranja, maça, mamão, mandioca, manga, maracujá, maxixe, melancia, melão, mostarda, nabo, nêspera, nozes, pepino, pêra, pêssego, rabanete, repolho, tangerina, uva.) sempre combinar com liquido

Poucas horas de sono
Novamente o torcedor que esta em Interlagos acaba se privando do sono por diversas razões, tais como, expectativa pela corrida, emoção pelo de estar la pela 1ª vez ou 2ª, 3ª, 4ª..., excitação pelo momento, noite mal dormida na fila e diversos outros fatores. Pra não cair no sono durante a corrida deve-se tomar alguns cuidados com que se ingere.
Recomendações: Prefira as bebidas estimulantes, como chocolate, café, chá preto ou mate, guaraná, refrigerantes à base de coca. Estes alimentos são fonte de substâncias como a xantina e cafeína, que estimulam o sistema nervoso central.
Evite bananas, cereais, iogurte, ovos, pão, massa, arroz, lentilhas, vegetais verdes, girassol e abóbora, leite morno, alface e Infusão de tília. E em caso de insônia, faça ao contrario.




Sugestão para os dias anteriores ao da corrida
Preferir
·       2 ou 3 dias antes: consumir carboidrato em preparações pobres em gordura: massa com molho, batata assada, pães e bolos simples, geléia e mel, cereais com leite e frutas, compotas, sucos e sorvetes de frutas, líquidos;
·       Dias antecedentes da corrida: ingerir de 100 a 400Kcal:
Café da manha: cereal, leite, banana, torradas e sucos de frutas, pães com geléia ou mel, iogurte.
Almoço: sanduíche de pão integral, sopa e biscoitos, pizza de massa grossa e recheio simples.
Lanche: biscoito, torrada, frutas frescas, iogurte.
Jantar: massa com molho de tomate, arroz, batata, verduras e pequena porção de carne;
·       Durante a corrida: ingerir de 200 a 300ml de liquido a cada 20 minutos;
·       Imediatamente após o termino da corrida: repor líquidos eletrólitos e carboidratos: melancia, uva, laranja, banana, sopa de hortaliças, isotônicos, sorvete de frutas;
·       2 horas após ao termino da corrida: 1 pão e suco de laranja, iogurte com mamão, cereal matinal com leite e banana, pão com queijo, massa à bolonhesa, batata assada com queijo branco, leite.

Evitar
·       Massa com molho de queijo, batata frita, sonhos e croissants, margarina e maionese, omelete e bacon, sorvetes cremosos e Milk-shakes, alimentos não familiares;
·       Refrigerantes e sucos não diluídos em excesso (são ricos em carboidratos e podem causar câimbras estomacais, náuseas e diarréia);
·       Bebidas cafeinadas como café, chá preto, guaraná e refrigerante de cola durante a corrida (podem causar desidratação).

Recomendações finais
Cuidado com a diarréia de viajante (ex:. um suco ingerido por um paulista em São Paulo que mal nenhum o faz, em você que vem do Amazonas pode não cair bem);
Não mude seus hábitos alimentares drasticamente, pois pode causar de um simples mal estar a uma diarréia;
Prefira os líquidos como água e sucos naturais e evite os refrigerantes e alcoólicos;
Se possível, durma bem;

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO MODELO DE CERTIFICADO

PAPEL ALUMÍNIO - QUAL O LADO CORRETO DE USAR E OS RISCOS PARA A SAÚDE

PIADA DE NUTRICIONISTA