CARAMBOLA – UM VENENO SABOROSO

Carambola, fruta tropical além de ser uma delícia. Estudo da USP alerta ser um veneno para quem sofre dos rins. 

No Brasil, cresce de norte a sul, o clima tropical ajuda a colher frutas grandes e bonitas. 

Pesquisadores da USP, de Ribeirão Preto, identificaram na carambola, toxina mortal para quem tem insuficiência renal. Dr. Miguel Moisés percebeu que pacientes do Hospital das Clínicas passaram mal, logo depois de comer carambola. 
"Eu tinha ingerido três unidades da fruta e depois de mais ou menos uns quarenta minutos, começou uma crise de soluços acompanhada de vômitos", relata Adilson Ortolan - instrutor de auto-escola. 
Intoxicação mais forte levou a óbito outros sete pacientes. O Departamento de Bioquímica isolou a toxina. 


Entenda como a toxina age
Por exemplo: Imagine uma pessoa que tem uma lesão renal, e esse processo de filtração do rim foi eliminado. Ao ingerir a toxina, ela é digerida, passa pelo sangue e não é eliminada. Então começa a ser distribuída e atinge o sistema nervoso central, provocando convulsão, levando a um processo conhecido como mal epilético, que acaba levando à morte. Assim explica o professor da Faculdade de Medicina da USP Joaquim Coutinho. 

Miguel Moyses, professor da Faculdade de Medicina da USP da a dica do que fazer quando: Soluços que não param, é uma pista que o médico pode ter e se o paciente chegar com este sintoma e apresentar um quadro neurológico grave, como convulsão ou coma, ele pode ser tratado adequadamente e a tempo, com hemodiálise". 

O lado bom da carambola 
Para todas as outras pessoas, a carambola faz bem. É rica em vitaminas A, C e do complexo B e sais minerais como cálcio, ferro e fosforo e é um ótimo antioxidante, que combate o envelhecimento precoce. Pode ser consumida ao natural, geleia, em calda, sucos e compotas.

É saborosa, rica nos benefícios a todas as pessoas que não têm insuficiência renal. Nesse caso você pode comer a fruta sem problema algum. 

Relatos retirados da internet
Soube da periculosidade da carambola quando, em janeiro de 2010, minha esposa esteve internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Na prescrição de sua dieta, estava explicitamente recomendado que pacientes portadores de insuficiência renal não deveriam consumir esta fruta. 
M. M. 

Sei disto já faz tempo, pois meu pai ficava repetindo: "É muito estranho, por que os passarinhos não bicam as carambolas, mesmo quando estão bem maduras?" 
Desconhecido

Comentários

Unknown disse…
Olá,

Gostaria de saber se a carambola em compota carrega a toxidade tb?
Fiz um post sobre compota de carambola e tem muita gente me perguntando: http://www.coisasdaleia.com.br/2015/12/compota-de-carambola.html

Obrigada
Fabricio Spada disse…
Ola Léia, pergunta interessante, porém nós Nutricionistas temos de ter cuidado com esse tipo de pergunta para não iludir ninguém com uma resposta confusa.
Ai vai: Desconheço se a compota carrega a toxina, pois essa, passa por processos de temperatura, apertisação, maturação, e agora| Será que a toxina sobrevive a tudo isso? Não sei. Quem pode nos responder é o bioquímico, após análise em laboratório, isso, não sei se alguém ja fez

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO MODELO DE CERTIFICADO

PAPEL ALUMÍNIO - QUAL O LADO CORRETO DE USAR E OS RISCOS PARA A SAÚDE

PIADA DE NUTRICIONISTA