CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO NA GESTAÇÃO

Fique atenta a alguns alimentos que auxiliam nesse período de alegrias

- Proteínas: Garante o crescimento e desenvolvimento do bebê, da formação da placenta, líquido amniótico e aumento do útero. Além disso, fontes de proteínas são ricas em ferro, Vitaminas do complexo B e fósforo. Algumas fontes: carne, clara do ovo, peixe, frango, leguminosas.

- Cálcio: É responsável pela formação dos ossos e os dentes do bebê, além de reposição do cálcio materno. Previne o surgimento de pressão alta no final da gestação. Algumas fontes: leite e derivados, vegetais verde-escuros.



- Ferro: Previne a anemia. Garante a distribuição de oxigênio para o feto e a mãe. Encontrado: na gema do ovo, carne, frango, peixe, beterraba, agrião.

- Fósforo e Vitamina D: Auxiliam na absorção do cálcio para a formação de ossos, dentes e seu fortalecimento. Pode encontrar: junto a proteínas, leite e derivados, vegetais verde-escuros. Obs: 15minutos de sol por dia, ajuda na absorção das vitaminas.

- Ácido fólico: Sua falta pode provocar má formação do Sistema Nervoso do bebê, principalmente no 1º trimestre de gestação. Algumas fontes: espinafre, brócolis, feijão, frutas cítricas, pão integral.

- Vitamina C: Auxilia na absorção do ferro. Aumenta a imunidade contra infecções respiratórias. Fontes: frutas cítricas, acerola, goiaba, kiwi, vegetais folhosos.

- Magnésio: Relaxa a musculatura do útero e das artérias uterinas, evita contrações fora de hora e aumento da pressão arterial. Encontrado junto a proteínas.

- Cobre: Ajuda a evitar a anemia, responsável pela formação de elementos importantes do sistema neurológico do bebê. Fote: cacau, farinha de soja, açúcar mascavo, lentilha, amendoim, aveia, amêndoas, brócolis, castanha do Pará, cogumelo.

- Vitaminas do Complexo B: Atua no crescimento do cérebro e desenvolvimento do sistema neurológico. Encontrado: levedo de cerveja, soja, germem de trigo, cereais integrais, aveia, nozes, castanha do Pará, sementes de girassol, leguminosas, vegetais folhosos em geral.

- Zinco: Aumenta a defesa do corpo contra microorganismos. Fonte: leguminosas, tahine (pasta de gergelim), iogurte, pão integral, figo, laranja, amêndoas, castanha do Pará,

- Ômega-3: Desenvolve a formação da retina, regula a pressão e ajuda a evitar a depressão pós-parto. Encontrado: salmão, atum, sardinha, arenque, cavalinha, ostra, farinha de linhaça.

Comentários

Anônimo disse…
Obrigada Fabrício. Adorei as dicas! Se me permite, queremos divulgá-la com seus créditos no jornal... Beijo ZanG.

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO MODELO DE CERTIFICADO

PAPEL ALUMÍNIO - QUAL O LADO CORRETO DE USAR E OS RISCOS PARA A SAÚDE

PIADA DE NUTRICIONISTA