NEM TUDO QUE BORBULHA É ESPUMANTE

O que é um vinho espumante?
O vinho espumante é resultante da fermentação da uva sã, fresca e madura, no qual se encontra presente o anidrido carbônico proveniente da sua fermentação.
Há basicamente dois tipos de vinhos espumantes, que assim são definidos segundo a sua forma de elaboração: o espumante e o moscatel espumante.

Espumante
O espumante se diferencia das demais bebidas por ser elaborado a partir de duas fermentações alcoólicas. A primeira fermentação é a mesma que se faz para produzir um vinho tranqüilo, sem “bolinhas”.
Só para explicar, fermentação é o que ocorre quando a levedura que se encontra presente na uva come o açúcar, que também está presente nela, e o transforma em álcool e anidrido carbônico (as “bolinhas”).




É por haver uma segunda fermentação que este produto se torna tão especial.
Mas há duas formas de se fazer esta segunda fermentação.
A primeira, mais antiga, é denominada método tradicional ou champenoise (por que é assim que é feito o champagne).
A segunda é denominada de método charmat.

Método tradicional
O método tradicional implica em fazer esta segunda fermentação dentro da própria garrafa. E é por esta fermentação ocorrer dentro da garrafa, fechada, que o espumante terá as suas “bolinhas”, pois o anidrido carbônico fi cará retido dentro da própria garrafa.

Método charmat
No método charmat a fermentação acontece em grandes tanques, denominados de autoclaves, e nos quais o anidrido carbônico liberado pela fermentação é retido.

O espumante resultante destes dois métodos irá se diferenciar por características organolépticas, tais como cor, sabor e paladar. Mas há alguns parâmetros que são válidos para os dois: O teor alcoólico do espumante deve ser entre 10 e 13% em volume.
O anidrido carbônico (“bolinhas” ou perlage) deve ser proveniente exclusivamente da fermentação (não pode ser adicionado), e sua concentração deverá ser de 4 atmosferas à 20°C. Por isso, se não tivermos cuidado ao abrir a garrafa de espumante, ou se deixarmos a uma temperatura muito elevada, é que o líquido vai ser projetado para fora com tanta força.
E quanto à quantidade de açúcar presente no espumante, este pode ser denominado de:

Classificação
Quantidade de açúcar por litro
Extrabrut
0g a 6g
Brut
6g a 15g
Sec / Seco
15g a 20g
Meio Seco / Meio Doce / Demi-Sec
20g a 60g
Doce
mais de 60g


Como reconhecer este produto na prateleira de um supermercado?
Leia bem o rótulo. Em regra as principais informações, como tipo de produto, graduação alcoólica, classificação quanto ao teor de açúcar, método de elaboração e marca devem estar no rótulo principal, da seguinte forma:


Se não tiver as designações obrigatórias > desconfie!


Fonte: Bruch, Kelly Lissandra. Nem tudo que borbulha é ESPUMANTE. Bento Gonçalves: IBRAVIN, 2009. 9 p.

Comentários

kelly disse…
Olá, tudo bem?
Já viste a nova edição da cartilha sobre espumante? foram feitas agora também para vinho e suco. Apreciaria muito uma leitura crítica tua!!!
Tem uma matéria completa no link: fonte: http://www.gramadomagazine.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3555:assunto-de-relevancia-para-gastronomia-hotelaria-e-leigos&catid=219:edicao-n-356-22-08-2013&Itemid=53
E elas estão no site do IBRAVIN.
Abs
Kelly Bruch
Fabricio Spada disse…
Que pena o link da cartilha não esta funcionando.
Se leu isso, publique novamente. Obrigado!

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO MODELO DE CERTIFICADO

PAPEL ALUMÍNIO - QUAL O LADO CORRETO DE USAR E OS RISCOS PARA A SAÚDE

PIADA DE NUTRICIONISTA