Sal Rosa do Himalaia

O sal é muito importante para o bom funcionamento do organismo, responsável por adequar a quantidade de líquidos que permanecem dentro ou fora das células, também equilibrar o ritmo cardíaco e contração muscular.

Mas antes de continuar vamos definir essa questão
O que é SAL?

Ver a imagem de origem
Flor de Sal Rosa
Chamamos um conjunto de minerais de Sal, vamos aos exemplos práticos
Sal de cozinha: É simplesmente cloreto e sódio, apenas 2 minerais com sabor salgado. O que há de pior nisso! Esse é um produto refinado, é um processo que acaba eliminando seus minerais restando apenas dois. Esse, causa problemas.
Sal marinho: Possui 60 minerais é um conjunto de minerais muito ricos e de extrema qualidade. Mas tem um porém, não pode ser refinado, se não essa riqueza toda se perde no processo de refino, transformando todo o benefício em maleficio.
Sal rosa: Esse é mais completo, possui 84 minerais, 14 a mais em comparação com o sal marinho, dentre eles: magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, zinco, selênio, iodo e cobre, uma imensa riqueza colaborando com a manutenção da saúde.


A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de consumir menos de 2g de sódio por dia, o que equivale a 5g de sal, só que essa recomendação se refere ao sal refinado (aquele que causa maleficio).
E olha esse dado importante “no Brasil, um adulto consome mais do que o dobro da recomendação diária”. Agora, se consumir o sal rosa ou até mesmo o marinho ai não teria problema para a maioria das pessoas.

O grande vilão é o Sódio

É importante ficar atento aos produtos industrializados, eles são uma grande fonte desse mineral que é o sódio presente em diversos alimentos industrializados, muitas vezes nem percebemos que ele está la. É um motivo a mais para evitar temperos prontos e condimentos, bem com comidas prontas como enlatados, em conserva, o da caixinha e cia.

O que causa o excesso de sódio

Retenção de líquido: Com o nível de sódio elevado, os rins se encarregam de eliminar o excesso. Porém, se o consumo desse mineral for elevado os rins não conseguem dar conta, mantendo o nível sempre alto. O sódio participa no controle da quantidade de líquido nas células, ele retira água delas, causando inchaço no corpo pois aumentando a quantidade de fluido circulante.
Alteração na pressão arterial: O sódio é estimulante do sistema nervoso simpático causando vasoconstrição, isso eleva a pressão arterial. Além do aumento de líquido no corpo, parte desse liquido também vai para o sangue, assim o volume sanguíneo também se eleva, forçando a parede das veias e artérias.
AVC: Pressão elevada está diretamente ligada ao risco de Acidente Vascular Cerebral, popularmente chamada de derrame. A pressão elevada, com o tempo enfraquece as paredes de veias e artérias, sendo agravado com possível obstrução do sangue, levando a ruptura.
Insuficiência cardíaca: A retenção de líquido associada com vasoconstrição é fatores de risco para a insuficiência cardíaca.
Osteoporose: O excesso de sódio colabora com a redução da densidade óssea. E também interfere na absorção de cálcio, um importante nutriente para a construção e manutenção de ossos saudáveis. Mas aqui já é um outro problema, confira o post anterior sobre Cálcio.
Insuficiência renal: Os rins têm como função filtrar o sangue, eliminado substâncias tóxicas e excesso de líquido, através da urina. Com esse mineral em excesso os rins podem sobrecarregar e não dar conta da filtragem.
Dor de cabeça: Pode ser um sintoma provocada pela hipertensão arterial e retenção de líquido.
Ganho de peso: Além de causar edema (inchaço, principalmente no abdome, pernas e calcanhar), o sódio em excesso interfere nas funções digestivas e renal, levando ao aumento de peso.


Expediente 

Nutricionista Fabricio Spada está em Curitiba-Pr 
Também atende on-line 
O Personal Diet vai onde você estiver 

Ver a imagem de origem (41) 999-414-919 

Ver a imagem de origem @go.nutrigo 

Ver a imagem de origem nutrigo@yahoo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO MODELO DE CERTIFICADO

PAPEL ALUMÍNIO - QUAL O LADO CORRETO DE USAR E OS RISCOS PARA A SAÚDE

PIADA DE NUTRICIONISTA