ALIMENTOS QUE AJUDAM A CONTROLAR A GASTRITE


Prefira os alimentos sem gordura e baixa acides para a recuperação do estomago

Queimação no estômago, aquela dorzinha incômoda no alto da barriga... Esses são alguns dos sintomas da gastrite, inclui também enjoos, acompanhados ou não de vômito. A gastrite (inflamação na mucosa do estômago) atinge muitas pessoas. Após o diagnóstico, precisam de algumas restrições alimentares. Consulte o seu Personal Diet, Nutricionista, pois quem sofre desse mal deve evitar alimentos ácidos e gordurosos, entre eles frutas ácidas (mexerica, laranja exceto lima, abacaxi etc.), vinagre, café, chocolate e frituras.

Porém, nem só de restrição na dieta vive quem tem gastrite. Confira hábitos alimentares que não agridem o sistema digestivo e ainda controlam a doença. Alguns até ajudam a recuperar a ferida na parede do estômago.

Hábitos Alimentares
O recomendável é realizar no mínimo cinco refeições no dia (com intervalo máximo de 4h). Outra dica é comer biscoitos integrais (evite bolachas recheadas e as famosas “água e sal”, são muito gordurosas) e frutas nos intervalos das refeições, porem em pena quantidade para evitar que o estômago fique vazio (quando vazio o suco gástrico corroe suas paredes, agravando a ferida).


Hortelã e Alecrim
Faça chá, são poderosos aliados da boa digestão. São calmantes, digestivos, pois diminuem a acidez do estômago. Diminuindo azias, gases e cólicas. Para um efeito mais satisfatório, o ideal é que eles sejam tomados 30 minutos antes das refeições.

Frutas não Ácidas
Laranja lima, banana, maçã, pera, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Seus sucos podem consumidos sem medo. O indicado é no mínimo 3 frutas por dia.

Suco de Aloe Vera (A Famosa Babosa)
Esse suco tem poder cicatrizante, não é prejudicial e contribui na cura da ferida estomacal. Atualmente existe o suco pronto para vender. 50ml de jejum ou antes de dormir são suficientes.

Lactobacilos
A gastrite pode matar as bactérias boas do estômago (isso não é sempre), sem elas o tecido não se recupera. Dessa forma repovoar o estômago com essas bactérias benéficas auxilia na cura da gastrite. Podemos encontrar lactobacilos em iogurtes ou até mesmo em pó.

Biomassa de Banana Verde
Depois de cozida, a banana verde revela um amido resistente, chamamos assim de prébiótico. Essa, funciona como alimento dos lactobacilos mantendo-os vivos. A gastrite provoca a proliferação de bactérias “más”, provocando a morte de bactérias boas. Para manter os lactobacilos vivos e auxiliando na recuperação do tecido, é recomendável consumir essa biomassa.
Receitinha da Biomassa: cozinhe as bananas verdes com casca na pressão, cubra-as com água e cozinhe por 20 minutos, (8 deles no fogo e os 12 restantes apenas na pressão). Não force o escape da pressão. Retire a casca e passe a polpa imediatamente no processador. Obtem-se uma massa espessa, pode ser congelada por até quatro meses.

Peixe e Frango com Pouca Gordura
Você não precisa cortar a carne do cardápio. Carnes de frango cozido, refogado ou grelhado; Peixes assados ou em molho; Patinho, coxão mole e lagarto estão liberadas. Evite frituras.

Suco Verde
A salsinha e a couve são ricos em clorofila (substância energizante) cheia de zinco e antioxidantes, vitamina C e magnésio. Poderoso revitalizador do estomago.

Vegetais Refogados
Consuma vegetais refogados tanto no almoço quanto no jantar. Folhas muito duras podem incomodar as paredes de seu estômago. Consuma in natura repolho, couve crua, escarola, alface e agrião seja evitado, pelo menos no começo.

Caldo de Feijão
Embora o grão do feijão deva ser evitado por causa de sua fermentação, o caldo pode ser aproveitado. Facilmente digerido, você aproveita os nutrientes do feijão. Sopas de legumes e canjas também estão liberadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO MODELO DE CERTIFICADO

PAPEL ALUMÍNIO - QUAL O LADO CORRETO DE USAR E OS RISCOS PARA A SAÚDE

PIADA DE NUTRICIONISTA