FISIOLOGIA DAS FRUTAS

Açaí Branco

Voce já tnha ouvido falar? Essa fruta, o açaí, tem origem no norte do país, possui algumas variedades, dentre elas o açaí branco, também conhecido como açaí tinga, que é muito consumida no Pará e pouco a pouco está se espalhando por todo país.

O açaizeiro é uma palmeira encontrada na região amazônica. Conhecida pelos índios como "içá-çai" que significa "fruta que chora". O açaí branco é uma variedade, embora com esse nome popular, a fruta madura tem a cor verde e seu suco da cor creme esverdeada. É muito pequeno (1,5cm de diâmetro). Com sua produção em menor quantidade que o roxo, é mais fácil ser emcontrado e consumido no Pará, onde é produzido. Segundo pesquisa relatos na internet, é um pouco mais gorduroso, possui gosto mais suave que o açaí roxo e lembra o sabor do abacate.

Na região norte o açai não é cosumido apenas na tigela com granola e banana, usa-se bastante acompanhando pratos salgados como peixes e carnes. No Pará a maneira comum de comer é misturar a fruta a farinha de mandioca e açúcar. Tamém é consumido como suco, vinho, creme, molho entre outras receitas.

Consumir açaí é saudável pois é uma fruta muito nutritiva, apesar de seu teor de gordura, gordura boa, contêm e Omegas 6 e 9.  Fonte de fibras, carboidratos, muita vitamina E, proteína e minerais como Manganês, Ferro, Zinco, Cobre, Cromo, além  de grande carga de antioxidantes.
Recente estudo revela que o açai pode ter papel importante na saúde sendo usada como antiinflamatório, no tratamento de diabetes tipo 2, na síndrome metabólica, no tratamento de câncer e no retardamento do envelhecimento.

O açaí está sendo incluído cada vez mais no hábito alimentar dos brasileiros.
Esta é apenas uma das delícias e dos encantos da região norte do país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO MODELO DE CERTIFICADO

PAPEL ALUMÍNIO - QUAL O LADO CORRETO DE USAR E OS RISCOS PARA A SAÚDE

PIADA DE NUTRICIONISTA