Suplementação de cálcio! Será que precisa!?
Cálcio é um mineral presente em diversos alimentos, eles compõem os ossos e dentes. Mas em um certo momento da vida acaba fazendo falta e muitas vezes a tendência é suplementar.
Cálcio sozinho pode reduzir o tempo de vida. Então, vamos fazer isso do jeito certo?
![]() |
Fontes de Cálcio |
Esse é um mineral preguiçoso e quando o ingerimos, na maioria das vezes, ele se aloja em tecidos moles e é assim que começam os problemas
A suplementação desenfreada de cálcio sem acompanhamento por profissional realmente habilitado pra isso vem sendo a causa de diversas doenças: arritmias e ataques cardíacos, calcificação cardiovascular, hipertonicidade do tecido cardíaco, cálculos biliares, cálculos renais, hipotireoidismo, osteoartrite, obesidade e diabetes tipo 2, aterosclerose, doença coronária, doença nas gengivas, placa dentária, Alzheimer, Parkinson, cistos nos seios, câncer de mama, câncer de cólon, doença de Crohn, câncer de osso, cistos ovarianos, pedras nos rins, cataratas, glaucoma, degeneração macular, esporas ósseas, articulações rígidas, osteoartrite, tendinite e celulite.
E se além de estiver suplementando o cálcio sozinho
Também fizer uso de estatina (família de medicamentos que baixam o colesterol) tem o risco de sofrer um ataque cardíaco elevado em 17 vezes em relação a pessoas com níveis baixos de cálcio arterial.
Há quem acredite que o culpado pelos ataques cardíacos é o colesterol elevado, mas o verdadeiro vilão é o cálcio, pois calcifica nas artérias.
Fator determinante
Sua vida será saudável ou não, dependendo do lugar aonde o cálcio vai se fixar.
Mas para o cálcio ir para o lugar correto precisa de ajuda, sempre que houver suplementação, deverá ser acompanhado de Vitamina K2mk7, vitamina D3 e cloreto de magnésio. Sempre na quantia correta, pois se for pouco, não será uma ajuda eficiente.
Expediente
Nutricionista Fabricio Spada está em Curitiba-Pr
Também atende on-line
O Personal Diet vai onde você estiver


Comentários