Importância da hidratação no verão

Importância da hidratação no verão
A primavera chegou trazendo o calor, e para manter o bom funcionamento do organismo é preciso cuidar da hidratação. A água compõe mais de 50% do corpo humano e o desajuste entre a perda de água e sua reposição pode levar a quadros de desidratação, que causam sintomas como fraqueza, tontura, dor de cabeça e fadiga.
Segundo o nutricionista e personal diet, Fabricío Spada, é recomendado ingerir 2 litros de água por dia, que podem variar de acordo com as características de cada indivíduo, além de condições climáticas e prática de atividade física. "É importante criar o hábito de ingerir líquidos mesmo não estando com sede, pois quando estamos com sede significa que já estamos desidratando e o organismo está mandando um sinal para buscar água. Se você não atende esse sinal o corpo aprende a trabalhar com menos água e diminui o seu metabolismo. Isso dificulta o funcionamento do organismo e atrapalha na perda de peso", explica.
Além da água pura, outros alimentos e bebidas também podem contribuir com a hidratação, beneficiando assim a saúde de maneira geral. "Além de refrescante e facilmente encontrada, a água de coco contém poucas calorias e é rica em vitaminas e minerais, que ajudam na reposição de eletrólitos, perdidos com o suor e pode ser uma ótima opção para se hidratar", conta o nutricionista.
Além disso, frutas também são ricas em água e podem ser ótimas aliadas na hidratação e ainda contribuem para uma alimentação mais equilibrada e rica em nutrientes. "Sucos de frutas ou polpas congeladas, sem açúcar, são uma alternativa pratica e rápida e ajudam a variar ainda mais a alimentação", diz.
Para quem prefere bebidas alternativas, Fabrício Spada revela que não faltam opções. "Águas aromatizadas são ótimas para quem rejeita a água pura. Gotas de limão, folhas de hortelã e frutos picadas acrescentam sabor à água. E os chás também são uma boa opção, porem é recomendado consumir apenas 3 xícaras da mesma erva por dia", esclarece.

Ficar sem ingerir a quantidade ideal de líquidos diariamente pode comprometer tanto a saúde, quanto a estética. "Além de desencadear problemas como pedras nos rins, por exemplo, a falta de hidratação deixa a pele com um aspecto mais seco e perde a viçosidade e a aparência elástica e rejuvenescida", conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO MODELO DE CERTIFICADO

PAPEL ALUMÍNIO - QUAL O LADO CORRETO DE USAR E OS RISCOS PARA A SAÚDE

PIADA DE NUTRICIONISTA