ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DEVE SER UM HÁBITO DESDE A INFÂNCIA

Fabrício Spada, nutricionista e personal diet, fala da importância do consumo de alimentos saudáveis para as crianças


O Dia das Crianças está chegando e ele é sinônimo de presentes, mimos, festas e guloseimas. E nessa época é comum que os doces e as guloseimas sejam mesmo liberadas para os pequenos. Mas no dia a dia, cuidar bem da alimentação das crianças é fundamental para um crescimento e uma vida sadia. É o que afirma Fabrício Spada, nutricionista e personal diet.

Segundo Spada, as crianças seguem o exemplo dos pais para fazer suas escolhas à mesa. "Hábitos alimentares se formam com um processo que se inicia quando começamos a introduzir alimentação complementar junto com o aleitamento materno e vai até os dois anos. Nessa etapa os pais devem expor o paladar das crianças aos mais diversos alimentos saudáveis para que haja um reconhecimento e a aceitação", diz.

Até os seis meses de idade, o leite materno deve ser exclusivo e, depois desse período, pode ser feita, de forma lenta e gradual a introdução de alimentos complementares. "Podem ser introduzidas na alimentação as tradicionais papinhas de frutas, dando prioridade às caseiras. Mas papinhas salgadas também pode ser oferecidas, sendo de batata, abobora ou arroz, por exemplo. Mas sem incluir temperos no início e, após a aceitação, pode-se usar bem pouco sal", explica o nutricionista.

Se houver resistência, é importante não forçar a criança a ingerir naquele momento, mas voltar a oferecer em outras ocasiões até que a aceitação aconteça. "Além disso, é importante que os alimentos sejam preparados isoladamente, afinal a criança está em fase de conhecimento e precisa saber que cada alimento possui um sabor", alerta.

Para as crianças maiores a missão de introduzir alimentos mais saudáveis ao cardápio parece ainda mais difícil, mas para Spada é tudo uma questão de criatividade. "A chave do sucesso, neste caso, é tornar os alimentos mais atrativos, variando suas formas de preparo e fazendo um prato decorado que chame a atenção, por exemplo", conta.

A alimentação saudável deve ser um hábito desde os primeiros momentos de vida. "Assim os pais garante aos filhos uma infância sadia e na fase adulta esses hábitos poderão ser passados adiante, para os filhos, netos e bisnetos, sempre visando a saúde e uma melhor qualidade de vida", conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO MODELO DE CERTIFICADO

PAPEL ALUMÍNIO - QUAL O LADO CORRETO DE USAR E OS RISCOS PARA A SAÚDE

PIADA DE NUTRICIONISTA