PERIGO: O QUE É MAIS SAUDÁVEL? MAIONESE CASEIRA OU INDUSTRIAL?

Pasmem, a maionese industrializada é mais saudável, ou se preferir, menos prejudicial que a feita em casa.


Clique para Aumentar
Muitas pessoas preferem preparar a maionese em casa ao invés de comprar pronta. Mas pouca gente sabe a diferença entre a versão caseira ou oferecida nas lanchonetes especializadas em hambúrgueres e a industrializada, que é muito mais segura para consumo e mais saudável do ponto de vista nutricional.

A maionese caseira:
Esta utiliza ovo cru em sua preparação e seu manuseio é feito em ambiente não tão seguro comparando com o industrial, deixando-a na mira de contaminação pela bactéria salmonella. 

A maionese industrializada:
Em contrapartida essa passa por rigorosos processos de vistoria antes de chegar ao consumidor final, minimizando riscos de intoxicação. Além de permanecer consumível por 30 dias sob refrigeração após aberta, enquanto a caseira deve ser usada em poucos dias.

Nutricionalmente, a versão feita em casa também perde para a maionese industrializada.

Quando prepado em casa, a maionese se revela com altos índices de colesterol, gorduras e calorias, pois leva muito ovo e óleo na receita. Graças à tecnologia, a indústria consege reduzir esses itens em sua fórmula do produto que é vendido pronto.

Fique sabendo:
Enquanto uma colher de sopa (12g) de maionese industrializada regular tem 40 kcal, a mesma colher da maionese caseira tem quase o dobro, 76 kcal. Na versão light vendida no supermercado, são 29kcal por porção.

Os níveis de gordura saturada surpreendem, na mesma colher de sopa (12g), a maionese industrializada traz 0,6g contra 1,3g da caseira, (diferença de 54% a mais de gordura).

Em relação ao colesterol, a caseira tem 31g na porção (12g) e a industrializada apresenta apenas 2.2g, 98% a menos do que um ovo.

Para poder comparar melhor, o colesterol presente em um ovo é equivalente a cinco potes de maionese.

A maionese industrializada possui gorduras de boa qualidade. Nela predomina a gordura poliinsaturada, que auxilia na redução do colesterol ruim e é fonte de ômegas 3 e 6, que são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo.

Confira os valores por uma colher de sopa (12 g) e compare:

Maionese industrializada
:: Energia: 40 kcal
:: Gordura total: 4,0 g
:: Gordura trans: 0
:: Colesterol: 2,2

Maionese caseira
:: Energia: 76 kcal
:: Gordura total: 8,2 g
:: Gordura trans: 0,5
:: Colesterol: 31,0


Nota do Personal Diet
O consumo de maionese, seja ela industrializada ou caseira não é incentivada, é um alimento de baixa qualidade nutricional que não agrega benefícios ao consumidor.

Não apresenta sem sua composição vitaminas, minerais, fibras alimentares. É o que chamamos de alimentos com calorias vazias.

Mas se for utilizar, lembre-se das diferenças. Principalmente nas variações de marcas e ingredientes utilizados como por exemplo, uma maionese de leite é muito diferente a uma feita de existe de oliva, que por sua vez apresenta melhor qualidade que aquela outra feita de óleo de soja. Nesse caso não da pra ignorar as informações do rotulo e nem comprar pelo preço.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO MODELO DE CERTIFICADO

PAPEL ALUMÍNIO - QUAL O LADO CORRETO DE USAR E OS RISCOS PARA A SAÚDE

PIADA DE NUTRICIONISTA