CURIOSIDDADE – BACALHAU NÃO É PEIXE E 5 ESPECIES “IMPORTADAS” PODEM VIRAR BACALHAU

A carne é resultado de processo de salga e secagem que recebe o nome de Bacalhau. E a pesca já ameaça de extinção espécies utilizadas na produção.


Tipos de Peixes que Podem ser
Vendidos como Bacalhau
Com a proximidade da Páscoa, consumidores correm para comprar um dos principais ingredientes que substitui a carne vermelha, o bacalhau.

Tradição no Brasil trazida de Portugal. E, ano após ano, consumidores se perguntam: Por que não consigo ver um bacalhau inteiro ou simplesmente sua cabeça? Afinal de contas, ele é um peixe?

O bacalhau como o conhecemos, é uma referência mais ao método do que ao peixe em si. Mesmo assim, existem pescados no mar, frescos, que também costumam ser chamados desta forma. 


Sal e Calor
Coforme Alex Augusto Gonçalves, professor de Tecnologia do Pescado, o processo de salga e secagem é realizado em câmara com controle de temperatura e umidade relativa, responsável pela fabricação desta carne.

Antes disso, o pescado é limpo e retirado as vísceras, utilizadas na fabricação de óleos e outros produtos.

Segundo Gonçalves, ao menos cinco espécies de peixe podem passar por este processo. O Cod do Pacífico (Gadus macrocephalus) e o Cod do Atlântico (Gadus morhua) são os mais conhecidos.

Este último é considerado o legítimo “bacalhau da Noruega”, país considerado o habitat da espécie, juntamente com regiões da Irlanda, Reino Unido e Islândia. Por ano, a produção nestas áreas é de 2.560 toneladas.

Os outros peixes são o Saithe (Pollachius virens), o Ling (Molva molva) e o Zarbo (Brosmius brosme), também encontrados no Hemisfério Norte.

O Brasil também quer entrar no mercado com o "Bacalhau da Amazônia", proveniente do peixe pirarucu.

Mas tem um porém, pois a denominação "bacalhau" para outros peixes que não são o Cod do Pacífico e o do Atlântico é errônea. Os demais devem ser chamados de "pescado salgado seco", segundo determinação do Ministério da Agricultura e do Abastecimento.

Pense em DOC (Denominação de Origem Controlada) como ocorre com muitos produtos europeus (queijos, vinho, massas...).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO MODELO DE CERTIFICADO

PAPEL ALUMÍNIO - QUAL O LADO CORRETO DE USAR E OS RISCOS PARA A SAÚDE

PIADA DE NUTRICIONISTA