ALERGIA ALIMENTAR EM CRIANÇAS: SINTOMAS E TRATAMENTO

A alergia alimentar em crianças é uma reação exagerada do organismo que acontece depois da ingestão de certos alimentos

Geralmente ocorre até os três anos de idade, tendência é desaparecer com o tempo. Os sintomas podem variar bastante, e muitas vezes pode ser de grande risco, de acordo com a médica Renata Cocco, da AsBaI (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia) "O quadro clínico é individual e variável, podendo se manifestar como sintomas gastrointestinais, cutâneos, respiratórios e, nos casos mais graves, queda de pressão arterial e desmaios, chegando a alguns casos de morte por anafilaxia (choque anafilático)".

Segundo a AsBaI, a estimativa é que entre 6% a 8% dos menores de três anos no Brasil tenham este tipo de alergia, ocorrendo também em 3% dos adultos.

Diagnóstico de alergia alimentar em crianças
Ao perceber os sintomas o primeiro passo é visitar um médico e relatar todo o ocorrido com a criança de forma bem detalhada. O diagnóstico se completa quando é realizado um teste alérgico (cutâneo ou sangue). 

Tratamento da alergia alimentar
Identificando a alergia alimentar na criança, o tratamento é feito nos sintomas. O principal é evitar o alimento que causa alergia e, no caso dos industrializados, o ideal é verificar todos os componentes do alimento no rótulo. Essa orientação deve ser passada aos familiares a amigos que possam conviver com a criança. Frisando que cada caso é um caso pois as alergias alimentares apresentarem diferentes manifestações clínicas, e a criança deve ser avaliada individualmente por médico.

Alimentos substitutos
As opções de substitutos na alimentação são difíceis de serem identificadas, por variar bastante de caso para caso. Retirar o alimento que faz mal não é tão simples como parece, a criança sempre sofre na reposição de outro alimento.

O impacto da alergia alimentar reflete na vida de todos os familiares, hábitos alimentares sõ alterados, pois ela quer comer o que os pais comem.

O impacto financeiro deve ser levado em conta, por exemplo: Num caso de alergia a proteina do leite, seu suplemento custa em média três vezes mais que o leite comum e pode chegar até a R$150,00 uma lata.

Alimentos que causam alergia em crianças
Qualquer alimento é capazes de provocar alergia em crianças, porém alguns são mais frequentes de ser os desencadeadores, são: Leite de vaca, ovo, trigo e soja esses são responsáveis pela maioria dos casos de alergias. Frutas, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar são os alimentos que raramente causam alergia.

Por que algumas crianças têm alergia alimentar?
Esse tipo de alergia ocorre por uma união de fatores. É sabido que a predisposição genética tem um papel crucial. "Filhos de pais alérgicos apresentam até quatro vezes mais chance de desenvolver alergia do que as crianças que não têm pais alérgicos. Este índice pode aumentar para sete vezes mais se ambos os pais forem alérgicos”. Outro fator que têm sido estudado é o nível de vitamina D da mãe durante a gestação, além de prematuridade ou agravos intestinais logo ao nascimento.

Diferença entre alergia e intolerância aos alimentos
Muitos confundem intolerância aos alimentos com alergia alimentar. A intolerância resulta de o organismo produzir pouco ou não produzir enzima que irá digerir um determinado alimento.

Já a alergia é uma resposta do sistema de defesa à proteína ingerida, trazendo consequências negativas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO MODELO DE CERTIFICADO

PAPEL ALUMÍNIO - QUAL O LADO CORRETO DE USAR E OS RISCOS PARA A SAÚDE

PIADA DE NUTRICIONISTA