ESTUDO SUGERE QUE AS RECOMENDAÇÕES PARA O CONSUMO DE SÓDIO E SAL DEVEM SER AINDA MENORES

Pesquisadores publicaram uma metanálise na revista British Medical Journal (BMJ) demonstrando que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a ingestão de sal deve ser reduzida para 3 g/dia. 

Segundo as recomendações atuais da OMS, os adultos devem consumir menos de 2000mg de sódio, equivalente a 5g de sal por dia, pois apresentam efeitos benéficos sobre a redução da pressão arterial e de doenças cardiovasculares. Entretanto, essa metanálise sugere que a ingestão de 3g de sal por dia terá um efeito benéfico ainda maior para a saúde cardiovascular, devendo se tornar uma meta em longo prazo da ingestão de sal para a população em geral. 

O objetivo dos pesquisadores foi analisar os efeitos da redução de sal sobre a pressão arterial, hormônios e lipídios do sangue em indivíduos normotensos e hipertensos. Para a realização da metanálise, os pesquisadores reuniram 34 estudos clínicos, totalizando 3.230 pessoas. 

Após as análises estatísticas, observou-se que uma redução média de 5-6g/dia de sal por quatro ou mais semanas reduziu significativamente a pressão arterial em pessoas com pressão arterial elevada, independentemente do sexo e grupo étnico. Entretanto, a média de ingestão de 3-4g de sal/dia reduziu significativamente a concentração urinária de sódio (-75mmol/24h) e a alteração média na pressão arterial sistólica foi -4,18mmHg (redução de 75%) e -2,06mmHg (redução de 68%) para a pressão arterial diastólica. 

“A associação significativa observada entre o consumo médio de 3g de sal/dia com a redução de sódio urinário em 24 horas e a queda na pressão arterial indica que maiores reduções na ingestão de sal produzem efeitos benéficos para a prevenção da hipertensão, derrames, ataques cardíacos e insuficiência cardíaca entre as populações”, concluem os autores.

Fonte: NutriTotal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO MODELO DE CERTIFICADO

PAPEL ALUMÍNIO - QUAL O LADO CORRETO DE USAR E OS RISCOS PARA A SAÚDE

PIADA DE NUTRICIONISTA