NUTRIÇÃO CONTRA O ENVELHECIMENTO DA PELE


A oxidação (envelhecimento) da pele é atribuída aos radicais livres (RL), moléculas que se formam por reação natural do organismo ao processo de queima do oxigênio pelas células. Como são instáveis, elas podem se associar às moléculas próximas, danificando células sadias. Na maioria esmagadora dos casos, o organismo repara esses danos. Mas, se houver aumento na produção de RL, incentivada por uma alimentação inadequada, grande exposição à radiação ultravioleta do sol ou fumo, bebida alcoólica, entre outros agressores, torna-se difícil neutralizar as consequências causadas na pele, como manchas, rugas, falta de hidratação.
Desse modo são necessárias doses adicionais de substâncias antioxidantes.
Vitaminas e uma variedade de extratos de plantas têm sido estudadas por possuírem potentes propriedades antioxidantes e têm sido amplamente utilizadas para o cuidado e proteção da pele. As que se destacam mais são as vitaminas A, C e E. Essas são potentes inibidores dos RL.



A vitamina A
Mais conhecida em atuar na adaptação da visão ao escuro. No entanto, também desempenha importante papel no desenvolvimento de proliferação epitelial e queratinização, combatendo danos dos RL mantendo as células da pele saudáveis.
Sua deficiência resulta em pele seca e escamosa, mas essa descamação que também pode estar associada a uma hipervitaminose como a hiperpigmentação da pele.
Fontes de Vitamina A: Manga, batata doce e espinafre.

A Vitamina C
Esta que é uma vitamina solúvel em água necessária para a síntese de colágeno, tem papel na atuação dos aminoácidos prolina e lisina. A vitamina C, combate os danos da pele e rugas, auxilia o colágeno, proteína estrutural da pele e na proteína elástica da pele.
A sua deficiência mais conhecida é o escorbuto, mas também podem ocorrer hemorragias e comprometimento da cicatrização da pele. Nos fumantes e pessoas que habitam em cidades poluídas a vitamina C tem papel fundamental no combate aos Radicais Livres (RL). Boas fontes da vitamina são as frutas cítricas, como laranja, kiwi, entre outras.

A vitamina E
Auxilia na remoção de Radical Livre (RL). Esta é solúvel em gordura que atua principalmente no processo de estabilização da membrana celular inibindo a oxidação de ácidos graxos poli-insaturados.
A deficiência de Vitamina E exerce incapacidade para atuar como antioxidante da pele o que pode resultar num aumento de rugas prematuras, o que pode levar a uma carcinogênese. O mineral selênio (encontrado no queijo cottage, nozes, castanha-do-pará, sementes de girassol e óleo de peixe[Omega 3]) atua em conjunto com a vitamina E para protegendo do câncer de pele.

Contribuição da B3
Esta acalma a pele irritada, avermelhada ou manchada, facilmente encontrada no abacate, farelo de trigo, carne de vitela e fígado. O ômega-3 encontrados no óleo de linhaça, salmão, e sementes de abóbora também são cruciais para a hidratação da pele, mantendo poros limpos e ajudando a prevenir a acne.

Fica a Dica
Uma alimentação balanceada, rica em antioxidantes ajuda a evitar os danos causados pelos Radicais Livres, como os causados pelo sol, alimentação inadequada e o envelhecimento. Por muitas vezes não consumimos todos os nutrientes necessários para manter nossa saúde. Dessa maneira a suplementação de antioxidantes pode ser de grande auxilio na hora de atingir a necessidade adequada na alimentação diária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO MODELO DE CERTIFICADO

PAPEL ALUMÍNIO - QUAL O LADO CORRETO DE USAR E OS RISCOS PARA A SAÚDE

PIADA DE NUTRICIONISTA