EXCESSO DE PESO TEM FORTE VINCULO COM O CÂNCER


A obesidade é uma séria ameaça a saúde

A gordura excessiva esta sendo considerado um problema de saúde publica. A obesidade, além de ser uma doença de caráter genético, também esta relacionada a hábitos alimentares e sedentarismo. A industrial atual carrega parte da culpa por oferecer nos ultimo anos alimentos poucos saudáveis (processados ricos em gordura, sódio, açucares; refinados com baixo teor de fibras, fast food...) gerando um comodismo fazendo que muitas pessoas deixe de lado uma alimentação balanceada ricas em cereais, leguminosas, vegetais e frutas.

Pesquisas revelam que a obesidade é mundial, atingido principalmente paises mais industrializados. Essas mesmas pesquisas apontas o Brasil como um pais de ex desnutridos para um pais de obesos (um fato preocupante, pois um obeso necessariamente pode não estar devidamente nutrido e se apresentar como um desnutrido). De 1975 a 2000, em adultos, a obesidade no Brasil triplicou, na idade pré-escolar esse índice duplicou de 3,6 para 7,6.

Relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde) – Obesidade: Prevenindo a epidemia global – chama atenção para um problema assustador, a relação da obesidade com outros problemas crônicos como a hipertensão, diabetes, doença cardiovascular e câncer. Desde 1997 é tristemente sabido que a obesidade aumento o risco no câncer de mama, útero, rim e possivelmente de cólon e vesícula.

Mecanismo de relação do excesso de peso e aumento do rico de câncer
Todos temos hormônios sexuais (masculinos e femininos) que são transmutados pela obesidade. Pesquisadores explicam que a gordura pode converter o hormônio masculino em hormônio feminino o que leva ao aumento da possibilidade de câncer na após a menopausa (útero e mama).
Fatores hormonais e o modo do corpo metabolizar o excesso da gordura esta relacionado ao risco do câncer do rim. O tempo que a substancia leva para transitar pelo intestino aumento o risco do câncer do cólon, fibras alimentares e exercício físico, diminui o transito intestinal, diminuindo o risco do câncer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO MODELO DE CERTIFICADO

PAPEL ALUMÍNIO - QUAL O LADO CORRETO DE USAR E OS RISCOS PARA A SAÚDE

PIADA DE NUTRICIONISTA