FIM DO HORÁRIO DE VERÃO DESFAVORECE DIETA E CONTROLE DO DIABETICO

O novo horário altera hormônios e o controle metabólico explica neurologista. 


Neste sábado, 25-02, à 00h, 11 Estados (São Paulo, Rio, Minas, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia), irão atrasar em uma hora o relógio. Interferindo diretamente no sono, o que pode desequilibrar a produção de hormônios no corpo. 


Ronaldo Guimarães Fonseca, neurologista da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), explica que essa 1h de diferença na rotina imprime uma variação na quantidade de tempo de exposição à luz solar. Diz ele: “Quando o homem interfere nisso, acaba influenciando na qualidade e na arquitetura do sono”. 

Dessa forma ocorre mudanças hormonais e metabólicas, e diminuição de desempenho e sonolência diurna são os principais sintomas, podendo favorecer acidentes. 


Os diabéticos acabam mais desfavorecidos com o termino do horário de verão, podem ter mais dificuldade para controlar a glicemia, que esta diretamente ligada à produção hormonal. Pessoas que estão de dieta precisam de atenção, pois o sono de qualidade, segundo pesquisas, é primordial para o controle alimentar e no emagrecimento. 

Mais um inconveniente é o estresse também podem entrar em descompasso, aumentando a irritabilidade e ansiedade. 

Uma ótima maneira de burlar estas alterações é fazer uso de uma alimentação balanceada e leve, rica em cereais e frutas, sempre controlando os momentos de descanso. 

Se previna evitando exercícios pesados pela noite, principalmente atividades pela madrugada, bebidas alcoólicas e estimulantes como o café, chá (mate, preto e chimarrão). Atenção a temperatura do ambiente, baixa temperatura aumenta a sonolência.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO MODELO DE CERTIFICADO

PAPEL ALUMÍNIO - QUAL O LADO CORRETO DE USAR E OS RISCOS PARA A SAÚDE

PIADA DE NUTRICIONISTA