REFRIGERANTE EM EXCESSO PODE CAUSAR AGRESSIVIDADE EM ADOLESCENTES

A causa pode o açúcar e a cafeína presente na bebida



Segundo estudo feito por cientistas da Universidade de Boston (EUA) e publicado na revista científica Injury Prevention, adolescentes que consomem muito refrigerante estão sujeitos a ter comportamento agressivo e sofrer de estresse. A pesquisa observou que jovens que bebem mais de cinco latas da bebida por semana são significativamente mais propensos a ter atitudes violentas.

O estudo se baseou em entrevistas com 1.878 adolescentes de 14 a 18 anos, de 22 escolas públicas da cidade de Boston. Estes jovens foram classificados em duas categorias: "baixo consumo", até quatro latas por semana; e "alto consumo", mais de cinco latas por semana. Essas atitudes foram avaliadas junto a fatores que poderiam influir nos resultados, como gênero, consumo de álcool, tabaco e as horas de sono.

No que resultou que apenas 23% dos que bebiam uma ou nenhuma lata de refrigerante por semana responderam que se achavam agressivos. Já entre aqueles que bebiam mais de 14 latas por semana, o número chegava a 43%. A proporção daqueles que tiveram condutas violentas com os companheiros aumentava de 15% naqueles que quase não bebiam refrigerante para 27% entre os que bebiam 14 ou mais por semana ou 5 latas por dia.

Acredita-se que a agressividade dos adolescentes está ligada ao açúcar e à cafeína presentes na maioria dos refrigerantes, mas é necessário fazer mais estudos para provar essa relação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO MODELO DE CERTIFICADO

PAPEL ALUMÍNIO - QUAL O LADO CORRETO DE USAR E OS RISCOS PARA A SAÚDE

PIADA DE NUTRICIONISTA