DICAS PARA ESCOLHER VERDURAS, LEGUMES E FRUTAS DE BOA QUALIDADE



Segundo pesquisa, brasileiros gastam 6,2% da renda com frutas, verduras e legumes. E quanto mais frescos esses alimentos, mais importante para a saúde.

 A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária revelou pesquisa mostrando que os brasileiros gastam 6,2% da renda com frutas, verduras e legumes. Porém no momento da compra é necessário prestar atenção em alguns detalhes para levar o que há de melhor pra casa.
A escolha certa faz bem à saúde, além do visual. Alimentos mais frescos e maduros têm mais nutrientes protegendo o organismo de doenças, principalmente por causa dos antioxidantes, aquelas substâncias que agem como escudo contra o envelhecimento. Lembre-se: Quanto mais saborosa e mais intensa coloração de suas frutas, mais oxidantes ela tem.

Abaixo, algumas dicas listadas pela Acegri (Associação Comercial dos Produtores e Usuários da Ceasa).



Frutas
Manga, melancia e pêssego: sua consistência deve ser firme, porém macia. Evite as que estejam moles ou com furos.
Melão: Evite os que apresentam rachaduras. O melão maduro deve ceder à pressão dos dedos quando apertados nas extremidades.
Maracujá: Escolha os mais pesados, indício de que apresentam mais polpa. Não se assuste com os enrugados, eles não estão estragados.
Maçã e pêra: Aquelas de aspecto mais brilhante são as mais frescas porque estão mais hidratadas.
Tangerina, laranja e limão: A casca deve ser lisa, o que indica que têm mais sumo.
Banana: As mais arredondadas foram colhidas no momento certo. Não se deve guardar a fruta em geladeira, pois elas ficam pretas rapidamente e com sabor alterado. Bananas que são compradas para amadurecer em casa não devem ter coloração inteiramente verde e devem apresentar algumas regiões de cor amarela.
Abacate: Essa fruta só fica madura depois de colhida. O truque é sacudir para ver se o caroço está solto, indicando que ele ainda vai amadurecer.
Uva: Seu cabinho deve estar verde, quanto mais escuros indicam que a fruta está envelhecida. A uva deve ser guardada na geladeira.
Abacaxi: Quanto mais lisa a casca, mais maduro ele está, consequentemente, mais doce. Suas folhas soltam da coroa facilmente e com perfume facilmente perceptível.

Vegetais
Alface: Evite as folhas murchas. As alfaces lisas e as crespas normalmente apresentam folhas menos firmes, a alface americana tem que apresentar folhas de tamanho médio e cor verde bem clara.
Brócolis: Suas flores abertas ou amareladas significam que a hortaliça não está mais fresca. Quanto mais intensa a cor, mais saboroso.
Repolho: Se as folhas estiverem muito separadas, indica que o repolho está duro.
Espinafre: É possível descobrir se o espinafre está verde pelo barulhinho seco quando as fibras se quebram. As folhas devem ser verdes e firmes.
Cenoura e pepino: Observar se a cor é uniforme e se a casca está firme.
Nabo: Os mais pesados indicam mais qualidade.
Batata: Além de estarem firmes, não podem apresentar pontinhos esverdeados na casca.
Beterraba: Beterrabas muito duras ou com partes rachadas devem ser evitadas. As melhores apresentam casca mais colorida e macia.
Cebola: Não pode ter manchas, pontos moles ou marcas pretas.
Couve-flor: Flores amareladas indicam que já estão passando do ponto. As folhas devem ser bem verdes.
Quiabo: Os melhores são pequenos e macios e as pontas devem quebrar com facilidade. Se conseguir apalpar as sementes pela parte de fora, significa que já passaram do ponto.
Tomate: Quanto mais forte o cheiro, mais saboroso. Não compre se apresentar buraquinhos na pele, que indicam que tem bicho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO MODELO DE CERTIFICADO

PAPEL ALUMÍNIO - QUAL O LADO CORRETO DE USAR E OS RISCOS PARA A SAÚDE

PIADA DE NUTRICIONISTA