O IMC PODE SER SUBSTITUÍDO – SERÁ?


Baseando na circunferência do quadril e na altura, novo índice avalia o percentual de gordura corporal

O IMC (Índice de Massa Corporal), expresso pela relação entre a massa corporal (em kg) e estatura (em m), é um método muito utilizado para quantificar a massa corporal de adultos.
Simples de calcular, o IMC é muito utilizado no dia a dia de profissionais de saúde e em diversos estudos epidemiológicos. Porém, este cálculo recebe críticas por não representar o real grau de obesidade, pois o peso utilizado para o cálculo é a representação da massa magra (músculos, vísceras e ossos) e da massa gorda (tecido adiposo). Assim, o indivíduo com maior massa muscular tem seu IMC aumentado, acusando um falso diagnóstico.
Com o intuído de encontrar um método mais preciso, pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia, tiveram a proposta de criar um novo índice, capaz de determinar o percentual de gordura corporal utilizando somente duas variáveis: A circunferência do quadril e a altura.
Segundo os autores, o índice batizado de BAI (Body Adiposity Index), ou IAC (índice de adiposidade corporal) - prefiro chamar de índice de gordura corporal, pode ser utilizado tanto para homens e mulheres sem a necessidade de correção numérica e sua formula.

A equação proposta é a seguinte

circunferência do quadril (em centímetros) dividido pela altura (em metros) vezes a raiz quadrada da altura (em metros) menos 18


Foram avaliados 1.956 voluntários, integrantes de dois estudos científicos realizados nos Estados Unidos. Todos tiveram sua medida de percentual de gordura comparada por dois métodos: o IAC e o DEXA (padrão ouro para a determinação do percentual de gordura).
Os resultados mostraram que o IAC apresentou maior correlação com a gordura corporal medida pelo DEXA do que o clássico IMC. Nos indivíduos com gordura corporal entre 25 e 30%, houve 0% de erro na estimativa. Entretanto, entre os que tinham menos de 10% de gordura corporal, o índice se mostrou menos preciso.

Os valores recomendados para o percentual de gordura propostos pelo estudo permaneceram os mesmos estabelecidos para avaliações utilizando os demais métodos: homens devem ter entre 15 e 18%; mulheres, entre 20 e 25%.
Divido a escassez de estudos é cedo para afirmar se pode ou não ser utilizado para a população brasileira. Mesmo o IAC se mostrando um índice a mais para a avaliação antropométrica. Por enquanto o IAC não deve substituir os índices e métodos amplamente utilizados.

Curiosidade
Limite de circunferência abdominal
Homem: 95cm
Mulher: 80cm

Fonte
Nestlé Nutri Saúde - Clique

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO MODELO DE CERTIFICADO

PAPEL ALUMÍNIO - QUAL O LADO CORRETO DE USAR E OS RISCOS PARA A SAÚDE

PIADA DE NUTRICIONISTA