FISIOLOGIA DO LEITE


Alergia e reações adversas aos alimentos (intolerância)

Termo utilizado que denomina qualquer reação anormal que ocorra após a ingestão de algum alimento. Já a alergia alimentar se restringe às reações onde o sistema imunológico está envolvido.
Isso acontece por causa de uma falha da defesa intestinal do organismo, permitindo que alguns alimentos atravessem a parede do intestino, assim provocando manifestações clínicas como urticária ou vermelhidão nos lábios.
Estas alergias atingem até 8% das crianças menores de três anos e 3% dos adultos. Entre esses alimentos, o leite é um dos principais agentes causadores, principalmente na fase pediátrica.
Por outro lado a intolerância chega a atingir mais de 50% da população e é uma doença crônica, que pode demorar meses, ou até anos para ser diagnosticada. Os sintomas são diversos e podem causar danos nos sistemas nervoso central, urinário, respiratório, gastrointestinal entre outros. Pode causar enxaqueca crônica, depressão, tontura, congestão nasal, rinite, sinusite, asma brônquica crônica, urticária, psoríase, acne, cãibra, náusea, diarréia, obesidade, entre outros.
Porém o leite não esta sozinho, além dele ser apontado como uma das principais substâncias envolvidas, o café e grãos estão ao seu lado.

Mitos e crenças colaboram com o afastamento dos adultos ao consumo de leite. Não é raro ouvir que leite é para bezerros, ou que o homem é o único mamífero que continua consumindo leite na idade adulta e ainda o faz utilizando o produto de outras espécies.

Mitos e verdades
Estudiosos do tema produzem diversos materiais, que também chamou a atenção de pesquisadores dos Institutos de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e de Economia Agrícola (IEA) e da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), vinculados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O produto deste trabalho é o livro "Leite para Adultos: Mitos e Fatos frente à Ciência", lançado recentemente.

Seu prefácio diz que o objetivo do livro é trazer informações atualizadas e abrangentes sobre o tema, oferecendo uma ferramenta de consulta, tanto para profissionais e a população.
Em um dos trechos, mostra novas descobertas justificando a capacidade de continuar consumindo leite na fase adulta como decorrência de mutação genética que proporciona benefícios evolutivos as pessoas lactase persistentes (intolerância a lactose), e este padrão genético tem se tornado cada vez mais frequente na população mundial.

Benefícios do leite
O leite é rico em proteínas de fonte animal e vitamina A que auxilia na regulação do sistema nervoso e aumentando a resistência a infecções, além de auxiliar na absorção do cálcio. É principal fonte de cálcio absorvido na alimentação, o leite responsável por cerca de 70% do cálcio ingerido pelo homem, que tem sua absorção auxiliada pela vitamina A. Uma grande arma para a prevenção da osteoporose.
Para as mulheres, o consumo de leite é muito importante durante a gestação e lactação, momento da vida que mais precisam de cálcio. Caso falte, o próprio organismo se encarregada de providenciar retirando o mineral dos ossos, podendo desenvolver osteoporose, osteopenia e osteomalacia.
Estudos revelam que cerca de 45% das mulheres com intolerância à lactose descobrem-se livres do problema durante o período de gravidez e de lactação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO MODELO DE CERTIFICADO

PAPEL ALUMÍNIO - QUAL O LADO CORRETO DE USAR E OS RISCOS PARA A SAÚDE

PIADA DE NUTRICIONISTA