FISIOLOGIA DAS FRUTAS


Os poderes da banana verde - potente alimento funcional, gostoso e abundante no Brasil

Pesquisas científicas comprovam os efeitos benéficos de dietas enriquecidas com Amido Resistente (AR) para manutenção da saúde e prevenção de doenças crônica, como o câncer e doenças do cólon, diabetes tipo II, dislipidemia, doenças coronárias e obesidade. A banana verde é rica em AR.
A banana verde é uma das principais fontes de amido, normalmente é consumida cozida. Sua composição química acusa ser rica em carboidratos (importante fonte de energia), mas possui também elevadas proporções de minerais e vitaminas sendo sempre um pouco maior nas bananas verdes. Os que se destacam é o potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio. As vitaminas que mais chamam atenção são a A, C e complexo B. A vitamina C atinge seu ponto máximo na primeira fase de maturação (coloração verde-amarelada), decaindo até níveis mínimos quando a casca começa a apresentar machas marrons. Seu grande destaque se da pelo seu conteúdo e Amido Resistente (AR) forma do amido e dos produtos de sua degradação que não são digeridos e absorvidos no intestino delgado de indivíduos sadios, podendo ser fermentado no intestino grosso.

Banana Verde e Índice Glicêmico:
Os benefícios à saúde têm sido atribuídos aos alimentos ricos em amidos, que sejam relativamente ou absolutamente resistentes à digestão no intestino delgado, como por exemplo, a banana verde. A velocidade de digestão do amido determina o Índice Glicêmico (IG) de um alimento. Alimentos com digestão lenta, e baixo IG, têm sido associados com o melhor controle de diabetes, ou mesmo a sua prevenção quando consumidos a longo prazo.

Banana Verde e Doenças Cardiovasculares:
O efeito do consumo diário de Amido Resistente (AR) na redução dos níveis de colesterol e triglicérides tem se mostrado favorável, contribuindo com seus atributos no tratamento de dislipidemias e prevenção de doenças coronarianas.

Banana verde e Armazenamento de Gordura:
Pesquisas indicam que o AR, associado na dieta com outros alimentos de baixo índice glicêmico, é capaz de desempenhar efeito semelhante ao de fibras como indutor da saciedade, ou seja, reduzindo a ansiedade de comer e auxiliando no controle da glicose.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO MODELO DE CERTIFICADO

PAPEL ALUMÍNIO - QUAL O LADO CORRETO DE USAR E OS RISCOS PARA A SAÚDE

PIADA DE NUTRICIONISTA