ARGININA E VITAMINAS ANTIOXIDANTES PROTEGEM GRÁVIDAS DE PRÉ-ECLÂMPSIA


Suplementação reduz a incidência de pré-eclâmpsia, em gestantes de alto risco para a doença.

Pesquisa publicada na revista British Medical Journal concluiu que a suplementação de L-arginina e vitaminas antioxidantes, durante a gravidez, reduz a incidência de pré-eclâmpsia, em gestantes de alto risco para a doença.
Foram avaliadas 672 gestantes com alto risco de pré-eclâmpsia (caracterizada por hipertensão, edema e proteinúria, se manifesta após a 20ª semana de gestação). A suplementação foi iniciada quando as mulheres tinham entre 14-32 semanas de gravidez, continuando até o parto. A pressão arterial e os níveis de L-arginina foram medidos a cada três a quatro semanas.
(L-arginina é um aminoácido precursor do óxido nítrico NO, da uréia, da ornitina e da agmatina)
Para a pesquisa foi divididos em três grupos: grupo arginina e vitaminas antioxidantes; grupo vitaminas antioxidantes sem arginina; grupo placebo. A suplementação veio em forma de barras alimentares. Cada barra continha 3,3g de L-arginina e vitaminas antioxidantes (vitamina C 250mg e vitamina E 200UI). Duas barras por dia para as participantes dos grupos suplementados. Já o grupo placebo recebeu duas barras desprovidas de L-arginina e vitaminas antioxidantes.
Houve uma redução significativa da incidência de pré-eclâmpsia (p < 0,001) em mulheres suplementadas com L-arginina e vitaminas antioxidantes em comparação com placebo. O grupo que recebeu apenas vitaminas antioxidantes apresentou efeito menos significativo estatisticamente quando comparado com placebo (p = 0,052).
O risco de pré-eclâmpsia é associado com mecanismos alterados de vasodilatação pela síntese defeituosa de óxido nítrico (NO), um vasodilatador central. Estudos com animais e humanos indicam a suplementação com L-arginina, pelo seu efeito benéfico sobre a pressão arterial.
Dessa forma esse estudo defende a hipótese da suplementação de L-arginina com intenção de reduzir o risco de pré-eclâmpsia. Os autores comentam que como resultado secundário, o a suplementação de L-arginina e vitaminas antioxidantes reduz risco de parto prematuro em comparação com placebo. Porém é preciso mais estudos para identificar se os resultados positivos são dos efeitos da L-arginina isoladamente ou a combinação de L-arginina e vitaminas antioxidantes.


O Nutricionista Personal Diet vai onde você estiver, clique e saiba mais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO MODELO DE CERTIFICADO

PAPEL ALUMÍNIO - QUAL O LADO CORRETO DE USAR E OS RISCOS PARA A SAÚDE

PIADA DE NUTRICIONISTA