29 DE AGOSTO - DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO


Ta bom já passou, mas é uma data importante e merece ser relembrada, mesmo que só tenha passado 3 dias. E 1 dia do DIA MUNDIAL ANTI  TABACO.

O INCA (Instituto Nacional de Câncer), órgão do Ministério da Saúde responsável pela política de controle do câncer no País, faz um alerta: cigarro faz mal até para quem não fuma. As crianças são um dos grupos mais atingidos. Elas correm risco cinco vezes maior de sofrerem morte súbita sem razão específica. O tabagismo passivo é a terceira maior causa de morte evitável no mundo, superada apenas pelo tabagismo ativo e o consumo excessivo de álcool.

Quando a mãe fuma depois que o bebê nasce, a criança sofre imediatamente os efeitos do cigarro. Durante o aleitamento, a criança recebe nicotina através do leite materno, deixando-a intoxicada com a nicotina, podendo apresentar agitação, vômitos, diarréia e taquicardia, principalmente em mães fumantes de 20 ou mais cigarros por dia.

Em recém-nascidos, filhos de mães fumantes de 40 a 60 cigarros por dia, observaram-se resultados mais graves como palidez, cianose, ou seja, coloração azulada da pele e membranas mucosas devido à falta de oxigenação no sangue, taquicardia e crises de parada respiratória, logo após a mamada. Em crianças de zero a um ano de idade, que vivem com fumantes, há uma maior prevalência de problemas respiratórios em relação àquelas cujos familiares não fumam. Além disso, quanto maior o número de fumantes no domicílio, maior o percentual de infecções respiratórias, chegando a 50% nas crianças que vivem com mais de dois fumantes em casa.

Fonte
Instituto Nacional de Câncer (INCA)
Divisão de Comunicação Social

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO MODELO DE CERTIFICADO

PAPEL ALUMÍNIO - QUAL O LADO CORRETO DE USAR E OS RISCOS PARA A SAÚDE

PIADA DE NUTRICIONISTA