CONTRA DOR DE ESTÔMAGO

Se o sabor da comida não dá chance para a moderação e por tudo ser tão gostoso, o estômago sofre para dar conta da digestão.

A melhor maneira de evitar o desconforto é pegar leve na hora das refeições. Porém, quando o problema se torna frequente, o melhor é consultar um especialista e procurar o causador das dores. Alimentos ácidos, ingestão de bebidas alcoólicas, cigarros e nervosismo são os principais inimigos do estômago.
Antiinflamatórios e acetilsalicílicos são contra-indicados, pois diminuem as defesas do estômago contra a acidez. Com antiácidos o alívio é momentâneo, depois as dores voltam iguais ou até mais intensas.
O melhor remédio é uma alimentação balanceada, sem exageros em quantidades, porém ficar sem comer também é prejudicial. O estômago quando vazio por muito tempo faz com que a gordura armazenada pelo organismo seja consumida, numa reação que causa o mau hálito, provocando Hálito cetônico.

Saiba um pouco sobre as receitas caseiras mais populares quando a questão é dor de estômago.

Leite Gelado: Aliviar a dor apenas momentaneamente.
O leite possui algumas proteínas que neutralizam os ácidos do estômago e geralmente por estar gelado, proporciona alívio praticamente imediato. Cria uma máscara em volta das paredes do estômago. Conforme a digestão é realizada, a dor volta.

Água Gelada: Pela sua temperatura, causa sensação de alívio.
Porém o gelado, em grande quantidade, pode provocar mal-estar se consumido rapidamente. Pela temperatura corporal estar muito quente, os vasos sanguíneos se dilatam, quando o organismo faz a digestão das bebidas geladas, ocorre diminuição desses vasos e isso pode tornar a digestão mais lenta.

Comer Pêra: Frutas em geral podem confortam as dores de estômago.
É possível amenizar as dores momentaneamente, pois sua digestão é mais simples.

Suco de Couve: Muito utilizado desde os anos de 1940 por médicos suíços e americanos de forma benéfica contra a úlcera de estômago.
Em parte os médicos reconhecem os efeitos da planta contra a acidez, isso se deve às fibras presentes nas folhas que protegem a mucosa gástrica contra o excesso de ácido clorídrico. aumente os efeitos tomando o suco sem coar e sem usar leite no preparo, pois o cálcio é um indutor da acidez estomacal.

Limão: O limão é muito eficiente contra a gastrite.
Geralmente se pensa que pelo limão apresentar sabor ácido, causa danos ao estômago, e que dessa forma, deve ser evitado no tratamento de todo tipo de acidez ou problemas digestivos, o que não é verdade.
O limão com seu elevado teor de ácido cítrico e citratos, deixa de apresentar propriedade ácida, pois estimula a produção de citratos e outros sais orgânicos alcalinos que rapidamente neutraliza a acidez localizada, do sangue e demais líquidos corporais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO MODELO DE CERTIFICADO

PAPEL ALUMÍNIO - QUAL O LADO CORRETO DE USAR E OS RISCOS PARA A SAÚDE

PIADA DE NUTRICIONISTA