CARBOIDRATO DURANTE O EXERCÍCIO FÍSICO AERÓBICO PROLONGADO


O consumo de carboidratos durante a atividade física varia conforme o tipo de exercício a ser praticado. Geralmente a suplementação é indicada aos praticantes de atividade física por mais de 1 hora, evitar situações de hipoglicemia, fadiga muscular e redução da intensidade do exercício.
Estudos sugerem a ingestão de 30 a 60 g de carboidratos a cada hora de exercício físico aeróbico prolongado. Quanto mais intensidade, maior a necessidade do carboidrato como combustível.
O exercício prolongado também utiliza outras fontes energéticas além da glicose (Carboidratos consumido), como os ácidos graxos (gordura corporal) e aminoácidos (músculo esquelético), ajudando a manter a demanda metabólica, consequentemente, a continuidade do exercício. Ou seja, apesar do carboidrato ser o principal combustível durante este tipo de exercício, a geração de energia não depende exclusivamente de seu estoque, esse “combustível” pode vir da massa magra (musculatura) ou da massa gorda (gordura corporal).

< etapa circuito de rua, 10Km >

Durante o exercício, a oferta de substratos e oxigênio para as células musculares aumentam. Quando o nível de glicemia diminui, o fígado é estimulado a liberar glicose, porém o estoque de glicogênio é limitado, dessa forma as células passam a gerar glicose por meio da massa magra e massa gorda e isso ocorre aproximadamente a partir de 40 minutos de atividade física, ou seja, a partir desse momento o corpo esta emagrecendo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO MODELO DE CERTIFICADO

PAPEL ALUMÍNIO - QUAL O LADO CORRETO DE USAR E OS RISCOS PARA A SAÚDE

PIADA DE NUTRICIONISTA