AÇÚCAR CRISTAL - REFINADO - DEMERARA - MASCAVO


Saiba um pouco mais sobre os diferentes tipos de Açúcar: Cristal, Refinado, Demerara e Mascavo

Gosto, cor e composição nutricional são suas principais diferenças. Quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais e esta mais perto do estado bruto. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação que "roubam" a maioria dos nutrientes.
Por exemplo, a cada 100 gramas açúcar mascavo, existem 85 miligramas de cálcio, 29 miligramas de magnésio, 22 miligramas de fósforo e 346 miligramas de potássio. Comparando com o refinado (branco) pode encontra no máximo 2 miligramas de cada um desses nutrientes.

Cristal
Açúcar com cristais grandes e transparentes, mais difícil de ser dissolvido. Passa apenas por leve refinamento, o que diminui em 90% os valores nutricionais. Por render mais e ser econômico, sempre aparece nas receitas de doces e bolos.



Refinado
Conhecido como açúcar branco, o mais comum nos supermercados. No refinamento, aditivos químicos como o enxofre, tornam o produto branco. O lado ruim é que o processo retira vitaminas e sais minerais, restando apenas as "calorias vazias", ou seja, sem nutrientes.

Demerara
Também usada no preparo de doces. Um dos tipos mais caros, passa por leve refinamento e não recebe aditivo químico. Dessa forma apresenta grãos marrom claro e altos valores altos, se aproximando do açúcar mascavo.


Mascavo
Açúcar em sua forma bruta, escuro e úmido, é extraído após o cozimento do caldo de cana. Sem passar pela etapa de refinamento, ele conserva o cálcio, o ferro e os sais minerais. Seu gosto é parecido com caldo de cana, o que desagrada algumas pessoas.





E a Frutose esta onde? Saiba mais... Clique!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO MODELO DE CERTIFICADO

PAPEL ALUMÍNIO - QUAL O LADO CORRETO DE USAR E OS RISCOS PARA A SAÚDE

PIADA DE NUTRICIONISTA