REAÇÃO ADVERSA - ALERGIA - INTOLERÂNCIA

Reações adversas aos alimentos é um termo utilizado que denomina qualquer reação anormal que ocorra após a ingestão de algum alimento. Já a alergia alimentar se restringe às reações onde o sistema imunológico está envolvido.
Isso acontece por causa de uma falha da defesa intestinal do organismo, permitindo que alguns alimentos atravessem a parede do intestino, assim provocando manifestações clínicas como urticária ou vermelhidão nos lábios.



Estas alergias atingem até 8% das crianças menores de três anos e 3% dos adultos. Entre os alimentos, o leite é um dos principais agentes causadores, principalmente na fase pediátrica.
Por outro lado a intolerância chega a atingir mais de 50% da população e é uma doença crônica, que pode demorar meses, ou até anos para ser diagnosticada. Os sintomas são diversos e podem causar danos nos sistemas nervoso central, urinário, respiratório, gastrintestinal e entre outros. Podendo causar enxaqueca crônica, depressão, tontura, congestão nasal, rinite, sinusite, asma brônquica crônica, urticária, psoríase, acne, cãibra, náusea, diarréia, obesidade, entre outros.
Novamente, o leite é apontado como uma das principais substâncias envolvidas, ao lado de café e grãos.



FONTE: Chico Damaso - Jornalista - Especialista em jornalismo nas áreas de saúde e medicina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO MODELO DE CERTIFICADO

PAPEL ALUMÍNIO - QUAL O LADO CORRETO DE USAR E OS RISCOS PARA A SAÚDE

PIADA DE NUTRICIONISTA